Tradução completa da 4ª edição do livro "God's Order" de Bruce Anstey.
Use o índice da homepage ou pesquise os capítulos no Arquivo da coluna à direita.

A esfera de ministerio das irmas na igreja

Outro aspecto em que as assim chamadas "igrejas" da cristandade se distanciaram da ordem estabelecida por Deus é o lugar e ministério das irmãs. Alguém poderia perguntar: "Vocês acreditam que uma irmã possa ministrar?". Nossa resposta seria: "Sim, pois é o que ensinam as Escrituras". Em Romanos 16:1 diz: "Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia". Na verdade acreditamos que Deus gostaria que todas as irmãs na igreja fossem ministras -- isto é, no sentido bíblico da palavra. Todavia, se a pergunta for feita usando o termo "ministro" do modo como é comumente utilizado, o que implica reconhecer a falsa posição ocupada pelo clero, então de maneira nenhuma poderíamos acreditar que uma irmã -- ou mesmo um irmão -- deveria ocupar tal posição clerical. As Escrituras deixam bem claro que o papel da mulher na igreja não é desempenhado em público.


Quando a Bíblia fala da oração em público, ela diz: "Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar" (1 Tm 2:8). Deus não diz o mesmo para as mulheres. Evidentemente elas devem orar, mas não em todo o lugar -- isto é, não em um evento público.

No que diz respeito ao ensino e à pregação, a Palavra de Deus diz: "As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei" (1 Co 14:34-38). E também: "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão" (1 Tm 2:11-14). Se fosse para as mulheres ministrarem a Palavra publicamente na assembleia, Paulo as teria incluído em suas instruções para o ministério público. Mas em 1 Coríntios 14:29, onde ele dá essas instruções, ele diz: "Falem dois ou três profetas...". Ele não diz "Falem duas ou três profetisas". Na verdade, na igreja em Tiatira havia uma mulher que tinha assumido o papel de ensinar, mas o Senhor mostra Sua desaprovação dizendo: "Tenho contra ti que toleras [permites] Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar" (Ap 2:20).

Da mesma forma, quando se trata de exercer autoridade nas questões administrativas de uma assembleia local, a Palavra de Deus diz que alguém que ocupe essa posição deve ser "marido de uma mulher" (1 Tm 3:2). Acerca disso a Palavra de Deus também diz: "Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto" (At 15:6, 7). Não há menção de mulheres (ou jovens) envolvidas neste trabalho administrativo. Além disso, quando aqueles homens se reuniram para tratar de questões administrativas, Pedro dirigiu-se a eles, dizendo: "Homens irmãos...". A expressão ali é claramente restrita aos homens. Pedro não se dirigiu às mulheres porque elas não estavam ali. Isto demonstra que as mulheres, apesar de terem um papel importante na assembleia, não faziam parte da liderança administrativa na igreja. As Escrituras falam de "homens distintos [ou principais] entre os irmãos", mas nunca fala de mulheres tomando a liderança entre os irmãos (At 15:22). Elas não deveriam exercer "autoridade" sobre os homens (1 Tm 2:12).

Traduzido de "God's Order" - Bruce Anstey - 4th Edition

Postagens populares